quarta-feira, 21 de março de 2012

A magoa


Produzimos tantos sentimentos, temos uma capacidade grandiosa de sentir... Dor, alegrias, tristeza, medos, cada sentimento é extremamente importante pro crescimento do ser humano.
Com as experiências pessoais aprendemos a lidar com futuras situações, ainda sim a Bíblia afirma que nenhuma filosofia de vida nem o conhecimento dos idosos nos ensina mais do que  os preceitos do Senhor.  
A Bíblia nos adverte sobre todo o  conhecimento que precisamos  para sermos sábios.

Existe um sentimento que já senti, mas nunca o alimentei, a magoa! A magoa é um sentimento que é alimentado, alguém te faz algo e dia após dia você faz crescer esse sentimento até que então ele te domina, você não se comanda mais e sim o monstro que você criou. magoa é como madeira queimada, o fogo consome toda madeira e vira carvão, assim é o coração de quem alimenta esse sentimento, NEGRO! A magoa atrai ódio, raiva, indiferença e NOJO!

Não imaginamos o quanto uma atitude nossa pode mudar a vida de alguém a ponto de destruir sua capacidade de amar. 
Alguém magoado não ama como os outros, sempre pensa que será ferido no futuro, ou seja, não confia mais! outra característica é ferir como uma forma de defesa. 
O ser humano cria defesas emocionais, como um instinto de proteção. 

Na verdade é muito cômodo escolher com quem se relacionar, as pessoas estão tão cheias de si mesmas, se acham tão essenciais , tão indispensáveis , se acham as melhores... 

Isso não me assusta mais, é preciso saber lidar com cada “estrelinha” do mundo, quase todo mundo já conviveu  com alguém assim, pessoas magoadas se fecham  ou se abrem d+, mostram tudo que tem e o que não tem para serem amadas, cada um lida com a magoa de forma diferente, a famosa mascara aparece nessas horas.

Tenho aprendido que devemos ser na medida, nem mais e nem menos, sempre crescer em aperfeiçoamento, só melhorar e nunca retroceder, devemos ser como Jesus, mesmo sendo quase impossível precisamos tentar. Precisamos tentar amar quem nos trata mal, desejar o bem aos inimigos.

“ Eu, Porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus  5:44)

 É preciso entender que a minha limitação é diferente do meu irmão,  somos únicos com ações e pensamentos diferentes com CARÁTER diferente, os sentimentos ruins só nos afastam do propósito de Deus e nos deixam pra baixo.

Não existe nada melhor do que o perdão, até um burro de carga sabe à hora de largar o fardo quando está muito pesado, e você não é nenhum burro de carga pra carregar um peso que não é seu. 
Perdoar é liberar a vida do outro, quando odiamos alguém o prendemos no lugar mais obscuro do nosso coração, o ódio mata o nosso interior e aos poucos o exterior, seja inteligente, perdoar é a forma mais bonita de demonstrar que se sabe amar.

Tayná Nascimento

O que achou?

0 comentários:

Postar um comentário